Início... O que é SIMPICARD? História do SIMPI... Seja um parceiro SIMPICARD... Usuários da Bandeira SIMPICARD... Prestadoras de Serviços e Produtos... Benefícios dos Associados... Faça o Seu Cadastro... Entre em Contato... Webmail SIMPICARD... Painel de Controle...
• OBJETIVO

Instituições que tem pôr objetivo representar os sócios (organização associativa)  e a categoria econômica (organização classista),  perante os poderes constitucionais constituídos, e, estudar, coordenar e divulgar os interesses da classe, com o intuito de colaborar com os poderes públicos e as demais associações, no sentido da solidariedade social e de sua subordinação aos interesses sociais.
 

• INDICE GERAL

a) CONSIDERAÇÕES - INTRODUÇÃO
b) OBJETIVOS DA CRIAÇÃO E BASE LEGAL – QUEM SOMOS

FEEMPI/SIMPI – O QUE JÁ FOI FEITO ?
RESUMO

 

AÇÕES  EFETIVAS

d) ANEXOS ( IMPRENSA ESCRITA)
e) ÁREA POLITICA EMPRESARIAL
f) ÁREA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS / COMÉRCIO EXTERIOR
g) ÁREA COMERCIAL  - MERCADO NACIONAL
h) ÁREA SOCIAL
i) ÁREA DE ORGANIZAÇÃO DO SEGMENTO
j) ÁREA DE CRÉDITO
k) ÁREA TRIBUTÁRIA



INTRODUÇÃO

A Federação das Entidades Estaduais de  Micro e Pequenas Empresas de Rondônia - FEEMPI (10/2002)  e o  Sindicato da Micro e Pequena Industria – SIMPI (14/08/1993), surgiram como uma antiga necessidade e instrumento de representação de uma categoria econômica, importante para o Estado de Rondônia e para o País.

Rompendo com a antiga e perniciosa estrutura sindical (advinda dos idos de 1942), existente   no País, e imitando o que há de mais moderno  no mundo, criou-se a entidade nos moldes das Associações  Industriais existentes nos EUA, Espanha e Alemanha.

Identificando claramente as dificuldades nas áreas tributárias, de crédito e negócios das pequenas empresas, inicia-se os trabalhos, de maneira técnica e também  idealista, já que os obstáculos eram grandes, sendo necessário a união dos números  com o coração, para poder suplantá-las.

Praticamente encaminhados para  solução  os problema na área de tributos, com a institucionalização do 1º Sistema Simplificado para as Micros e Pequenas Empresas – SIMPLES, tanto a nível Federal como Estadual , partimos decididamente a amenizar os problemas na área de Comercial de Negócios e de Credito especialmente a linha de capital de giro.

Criamos para isso, a Central de Comercialização do Produtos da Amazônia  que tem como nome de fantasia, Amazon Business Export , nome utilizado para atrair negócios, pois sabemos como é conhecido o nome de nossa Amazônia no mundo.

Sabedores que o comercio é que desenvolve a indústria , e com intuito de vender os produtos aqui fabricados, traçou-se uma política agressiva de vendas, abrindo escritórios de representação no país, e fora dele, colocando nossos produtos via Internet, organizando as empresas em cooperativas ( Porto Velho, Ariquemes, Jarú, Vilhena e Cerejeiras), e inaugurando o sistema inédito de vendas a varejo – Lojas PROFAC- Produtos da Fábrica ao Consumidor.

Infelizmente, apesar das conquistas na área tributária, e darmos grandes passos na área de negócios, não conseguimos ainda avanços expressivos na área de crédito, hoje o grande problema da pequena empresa.

Não existem hoje, linhas de crédito desburocratizadas que atenda ao pequeno empresário regional , o que faz com que  o volume de negócios em nosso Estado, ainda seja extremamente pequeno

 

Leonardo Heuler Calmon Sobral  
Diretor Presidente


QUEM SOMOS


QUAL SUA BASE LEGAL
A criação do SIMPI e FEEMPI, tem pôr base legal *artigos  nº 170 e 179 da Constituição Federal, LC 128/08 e   LC 123/06 - LC - Lei Complementar que Institui o *Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte que altera os dispositivos das Leis nºs 8.212 e 8.213, ambas de 24 de julho de 1991, da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, *e ainda  nos termos  do artigo 153, I, da Constituição Estadual, que trata sobre categoria econômica diferenciada lei 8.864 de 28 de março de 1.994 que o regulamentou, e na CLT em seu artigo 511 parágrafo 3º, como categoria diferenciada, e o Estatuto da Micro e Pequena Empresa de 05/10/99 e LC – 2006.

ENDEREÇO / CONTATOS
   
Sede Própria
End. Rua Padre Chiquinho 1454
CEP: 76.801-504
CNPJ FEEMPI – 05.521.010/0001-96
CNPJ  SIMPI  -  64.581.073/0001-04

End. Eletronico:       www.simpi.org                 
                                 www.simpi.net

e-mails:                    simpi@simpi.org - simpi@simpi.net
E-mail alternativo:   simpiro@hotmail.com

Tel. Contato: 55 (69) 3026-2108
VOIP/:           11 32 80 49 21

SKYPE 1 - simpi_brazil
SKYPE 2 -  simpi_negocios

TWITER:                 https://twitter.com/simpirondonia
FACEBOOK:            http://www.facebook.com/simpirondonia

 

ASSOCIADOS

Micro e Pequenos Empresários , com empresas constituídas, ou não, do Estado de Rondônia, ou em fase de formalização ou formação , com faturamento anual até R$ 3.600.00 para o mercado interno e até USB 4.000.000 para o mercado externo.

Como é Constituído
É constituído  em conformidade com as leis trabalhistas vigentes, e é administrado por uma diretoria democraticamente eleita. 

Principais Conquistas
Participação na elaboração e aprovação da LEI N.º 8.864/94 da lei ( 1º ESTATUTO DA MICRO E PEQUENA EMPRESA) Documentação anexa - Item TRIBUTOS) ( N.º de empresas beneficiadas 4.000.000 ( Quatro Milhões) , e criação de 2.800.000 ( Dois milhões e Oitocentos mil ) empregos, conforme dados da Receita  Federal - anexo).

Criação e Constituição da Frente Parlamentar Nacional em Defesa da Micro e Pequena Empresa, tendo como destaque ser de Rondonia a Coordenação de Assuntos Políticos, o comitê responsável pela formação da Frente Parlamentar.( Documentação anexa - Item Política) participação de 396 deputados sendo Rondônia o único Estado que teve adesão de todos os Deputados e Senadores).

Criação e elaboração da Frente Parlamentar Estadual em Defesa da Micro e Pequena Empresa, responsável pela aprovação do Rondônia SIMPLES. (Documentação anexa - Item Política) ( n.º de empresas beneficiadas 14.000).

Criação, elaboração e aprovação da lei 9.317 de 05/12/96 sobre o mais novo sistema Tributário Nacional - SIMPLES.( Documentação anexa - Item TRIBUTOS) ( N.º de empresas beneficiadas 2.000.000 ( Dois milhões) , e criação de 2.800.000 ( Dois milhões e Oitocentos mil ) empregos, conforme dados da Receita  Federal - anexo).

 

Apoio, elaboração na lei e implantação, do FORUM NACIONAL PERMANENTE DA MICRO E PEQUENA EMPRESA sendo a única entidade de MPE da Região  Norte, nos primeiros anos, a fazer parte do referido FORUM, e que tem como presidente o Ministro do Desenvolvimento Industria e Comercio Exterior.

Participação ativa a convite do Ministério da Indústria Comércio e Turismo, na Comissão de Micro e Pequena Empresa para elaboração das condições de sua participação no Mercado Comum Sul, e o Mercosul. (Documentação anexa - Item Comercio).

Criação e elaboração do programa “POR UMA VIRADA REAL” – que permitiu cobrança das taxas de aberturas de empresas fossem reduzidas em até 90%, permitindo assim a vinda do empresário informal a formalidade.

Criação, elaboração e implantação do Sistema FEEMPI/SIMPI de COMÉRCIO  - Amazon Business responsável pelo sistema de vendas no atacado para outros estados, e Lojas Profac para impulsionar as vendas no varejo,  onde administra todo o sistema responsável pela criação de mais de 100 empregos diretos  e 600 indiretos empregos diretos e  ( Documentação anexa - Item Comercio) ( N.º de empresas beneficiadas 120)

Criação, elaboração e implantação das Cooperativas de Produção no Estado, que teve como resultados a criação dos Pólos Moveleiros de Ariquemes, Porto Velho e Vilhena.( Documentação anexa - Item Organização do Segmento)

Criação, elaboração e implantação das Associações de Micro e Pequenos empresários do Artesanato e da Confecção  ( Contratos de exportação para Alemanha)

Criação e elaboração do Programa Social “Simpinho o Bom Garoto”, que permitiu em primeira instancia a contratação de menores de rua para trabalharem em micro e  pequenas empresas.

Criação, elaboração e implantação do programa de “Inclusão  Digital” que se destina a capacitar micro e pequenos empresários, para utilização de sistemas informatizados e cidadãos de baixa renda, para utilização de sistemas informatizados.
Coloca a disposição das MPE’s:
-  Acesso à Internet Rápida ( 20 megabytes)
-  Consultoria ao Micro e Pequeno Empresário – Informatização da empresa
-  Mais de 200 cursos (presencial e on line) nas áreas de:
-  Administração Geral; - Ciências Sociais;- Ferramentas para gestão; - Finanças, Gestão
    imobiliária;- Informática, - Recursos humanos;- Logística;- Profissionalizantes; -
    Marketing; Windows;Word; Internet; Word Para Secretariado; Excel;

Criação, elaboração e implantação do Centro Avançado  de Negócios , com escritórios em 22 paises e permite a negociação para a venda de produtos , entre  o pequeno empresário e o comprador internacional (todas as conversações feitas em português)

Criação, elaboração e implantação do Projeto “Comportamento Exportador” que qualifica pessoas de baixa renda em fazer produtos regionais para exportação.

Acompanhamento, participação, criação, elaboração e apoio a implantação do programa “ Pré Empresa” em 2002,  transformado em Micro Empreendedor Individual – MEI em 2008 - Lei Complementar 128/2008

 

Criação, elaboração e implantação do Projeto “Atendimento Integrado ao Micro Empreendedor Individual – MEI”, onde orienta o novo empresário quanto à necessidade de formalização, a maneira de fazê-la e os benefícios que ela proporciona, dando auxilio técnico na realização do procedimento de formalização, requisição de Inscrição Estadual e Declaração Anual do MEI e oferecendo produtos, serviços e orientações que atendam suas necessidades e que possibilitem sua manutenção e crescimento, funcionando da seguinte forma: 1) Formalização do Micro Empreendedor Individual; 2) Solicitação de Inscrição Estadual; 3)Abertura de Conta-Corrente pessoa Jurídica;4) Cartão de credito Pessoa Jurídica 5) Solicitação de Máquina de cartão para vendas 6) Treinamento de Orientação Financeira;
OBS: Ate março de 2013 – 4830 empresas abertas

Criação e elaboração da lei, em conjunto com o governo do estado, do “FORUM REGIONAL PERMANENTE DE MICROEMPRESAS E EMPRESAS DE PEQUENO PORTE” (2010) e que tem como presidente o Governador do Estado de Rondônia . Decreto Nº. 15392, de 09 de setembro de 2010, foi publicado no Diário oficial do dia 10 de setembro
 (http://www.rondonoticias.com.br/imprimir.php?id=84905)

Criação, elaboração e implantação do programa “COMPRAS GOVERNAMENTAIS PARA AS MPE’s – LICITACERTO” que  tem por finalidade básica repassar informações de como participar em  processos licitatóriose  orientar sobre :
- Como fazer e fazer o cadastro de fornecedores da Superintendência de Compras e
  Licitações – SUPEL/RO;
- Sobre Pregão Eletrônico e Pregão Presencial;
- Sobre : Preparação de propostas: Assessoria contábil, financeira e jurídica;
-  Ministrar : Cursos sobre  Lei – 123/06 e Decreto Estadual nº. 15.643/11;
- Acompanhamento presencial nas Licitações (Assessoria Jurídica);
- Informar sobre editais e processos licitatórios em – Acesse: www.simpi.net e clique em
  LICITACERTO BRASIL se quer editais do Governo Federal, ou LICITACERTO
  RONDÔNIA para licitações do Governo de Rondônia.

Criação, elaboração e implantação  do “PROGRAMA DE GESTÃO EMPRESARIAL – SIGE”, que consiste em dar apoio a informatização das MPE’s, capacitando os micro e pequenos assim como seus filhos, esposas e funcionários na utilização do sistema SIGE (Sistema de Gestão Empresarial). Projeto elaborado em conjunto com o ITAI – Fundação Itaipu  para oferecer ao micro e pequeno uma nova ferramenta gratuita e meio para administração de seus negócios.

Criação, elaboração e implantação  do Programa ‘GENTE DE NEGOCIOS / MIDIA’, Parceria com  Jornal –WEB  ou Eletrônico que permite a propaganda comercial  ao Empreendedor . A idéia e fazer o ciclo completo de apóio ao MEI, desde a abertura de empresa, passando pelo alvará, inscrição estadual, conta bancaria pessoa jurídica , cartão de credito pessoa jurídica, e propaganda da empresa.
Com a falta de mão e obra no mercado fica muito fácil  ao consumidor, entra no site e digitar o tipo de profissional que precisa , e terá como resposta 10 ou 20 já com CNPJ,endereço, Telefone e nota fiscal. ( Em fase de implantação final).

Clicar em http://www.gentedeopiniao.com.br/gentedenegocios/index.php

 

ANEXOS

2.1 FILMES  (links)

PRÊMIOS :
http://www.youtube.com/watch?v=BughT-wFUls (Pequenas Empresas Grandes Negócios)

http://www.youtube.com/watch?v=A2dhsCofPc8

http://www.youtube.com/watch?v=SRCYMQCZN6U


PROJETOS:


FRANÇA
http://www.youtube.com/watch?v=wekCLbB4QXQ
http://www.youtube.com/watch?v=po_bxYU7s8Q

Brasil
 http://www.youtube.com/watch?v=uVIesM5ZpNs
 http://www.youtube.com/watch?v=j6gYrtg-onk


Comercial (Propaganda)
No EUA

http://www.youtube.com/watch?v=CTgv4JpNZTc&feature=related

No Brasil
http://www.youtube.com/watch?v=6N5F7zm81rk&feature=BFa&list=PL4D8307D5FAA68880&index=4


Reportagens

NO G1
http://globotv.globo.com/rede-amazonica-ro/jornal-de-rondonia/v/projeto-de-reflorestamento-movimenta-economia-em-rondonia/2208883/

 http://globotv.globo.com/rede-amazonica-ro/bom-dia-amazonia-ro/v/projeto-de-reflorestamento-com-recursos-estrangeiros-aposta-no-plantio-de-teca-em-rondonia/2209544/

http://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2012/11/familias-investem-no-plantio-de-arvores-de-forma-sustentavel-em-ro.html

 

Demais Reportagens em TV

http://www.youtube.com/watch?v=uVUAdE2-USg   (Senado Federal)

http://www.youtube.com/watch?v=Tve0MAiUlpY

http://www.youtube.com/watch?v=NUwqqIqNXUg&feature=context-gau

http://www.youtube.com/watch?v=TcoSj9SYrww&feature=g-upl

http://www.youtube.com/watch?v=qqre8HiZWgQ&list=UUq5pF7mzM1UUEbOBqNrY3Lw&index=8&feature=plcp

http://www.youtube.com/watch?v=XMyj9uRAOH4&list=UUq5pF7mzM1UUEbOBqNrY3Lw&index=25&feature=plcp

http://www.youtube.com/watch?v=dIv0zsF7HBE&feature=context-gau

http://www.youtube.com/watch?v=wHRjCdzeBMQ&list=UUq5pF7mzM1UUEbOBqNrY3Lw&index=41&feature=plcp

http://www.youtube.com/watch?v=aZeOxugvBS0&feature=g-upl

http://www.youtube.com/watch?v=wwvzV0M8qpg&feature=g-upl

http://www.youtube.com/watch?v=KqpkIrgtdr8&feature=g-upl

http://www.youtube.com/watch?v=aZzayuOaK1E&feature=g-upl

http://www.youtube.com/watch?v=TE8Cq8dkNxg&feature=g-upl

http://www.youtube.com/watch?v=A2dhsCofPc8&list=UUq5pF7mzM1UUEbOBqNrY3Lw&index=35&feature=plcp

 

NOTICIAS EM JORNAIS ELETRÔNICOS

http://www.acivilhena.com.br/index.php?act=100&noti=23943

http://www.injipa.com.br/noticias/index.php?option=com_content&view=article&id=1147:deputados-reativam-a-frente-parlamentar-em-defesa-da-micro-e-pequena-empresa-na-assembleia-de-rondonia&catid=55:slide

http://noticianahora.com.br/ro/noticia/leonardo-sobral-recebe-homenagem-da-arjore/138297#.Ujx6-X8QP3Q

http://noticianahora.com.br/ro/noticia/microcredito-aumenta-a-procura-de-empresarios-informais-ao-simpi-ro/132870#.Ujx7YH8QP3Q

http://portal.conlicitacao.com.br/licitacao/noticias/rondonia-tera-forum-para-micro-e-pequena-empresa/

http://www.tudorondonia.com/busca.php?palavra=simpi&select_busca=busca.php&x=20&y=6

http://www.gentedeopiniao.com/lerConteudo.php?news=84738

 http://www.gentedeopiniao.com/resultadoBusca.php?descricao=simpi&button=Buscar

http://www.tudorondonia.com.br/ler.php?id=14504

http://noticianahora.com.br/ro/noticia/acir-defende-reducao-da-tarifa-de-energia-para-pequena-empresa/127567#.Ujx7sX8QP3Q

http://www.oobservador.com/nacional/not_nac9806,0.html#content_comentario

http://www.gentedeopiniao.com/ler_noticias.php?codigo=56405
 

http://www.rondoniaovivo.com/news.php?news=59816

http://noticianahora.com.br/ro/busca_n.php?palavra=simpi&ok=

http://www.rondoniaovivo.com/news.php?news=59825

http://www.orondoniense.com.br/section.asp?cod=noticias&cd=21621

http://www.fecomercio-ro.com.br/    (em noticias)

http://www.altomadeira.com.br/index.php?secao=29&id=2431

http://www.ocombatente.com.br/noticia/772/simpi-faz-campanha-para-adesao-ao-mei

http://www.extrarondonia.com.br/ler_noticia.php?cod=8183

http://www.gentedeopiniao.com.br/ler_noticias.php?codigo=63635

http://ro.noticianahora.com.br/ler_noticia.php?noticia=90853

http://www.tudorondonia.com/busca.php?palavra=SIMPI&select_busca=busca.php&x=15&y=5

http://www.gentedeopiniao.com.br/lerConteudo.php?news=16781